2 de fevereiro de 2011

Novidades

Hoje aproveitei a tarde quase chuvosa para ficar em casa.
De manhã fui na aula. Entrei no nível II (sinal que aproveitei bem o nível I que fiz no Brasil :D)depois saí para almoçar em uma pizzaria com um grupo de 13 pessoas e depois passei na escola, postei algumas fotos no facebook e retornei pro apto.
Acho que hoje é o dia mais frio desde domingo. Dói a testa, e congela o nariz. Acordei cedo. Tinha aula a manhã toda (das 9 às 13:15). De noite vamos fazer uma janta no apto de uns amigos australianos e depois vamos ao cinema. Então, preferi ficar de molho depois do almoço. Ontem de manhã fizemos o teste de nivelamento e o resto do dia foi livre. Fomos caminhar pela cidade e “brincar” na neve... Muito divertido, nunca tinha nem visto a neve, dirá pisar, tocar. Na hora a gente nem lembra do frio. É uma alegria ingênua, uma sensação muito boa, não sei explicar! Andamos por um parque lindo (área particular) na entrada da cidade. Molhei minhas botas, meias e congelei os pés (aliás, Deise, tuas botas mandam lembranças ... rsrsrs). Decididamente os calçados daí não foram feitos para suportar um frio intenso e neve. Tive que vir em casa trocar os calçados e encontrei com uma parte do grupo que estava indo ao Teatro. Deslumbrante. Linda arquitetura, pintura magnífica... cortinas com tecidos divinos, tudo muito bonito e de muiiiito bom gosto. O lustre central, nossa! Vocês vão ver nas fotos depois. No teatro foram apresentados todos os estudantes que estão na cidade com o mesmo objetivo:
Aprender a língua italiana. 13 países diferentes lotam os aptos e albergues de Camerino.
Línguas faladas: Português, Inglês, francês, japonês, espanhol, etc. Decidimos então “parlar” apenas em Italiano. Quando chegamos na cidade conhecemos uns caras que estudam farmácia na universidade daqui, e moram, em Camerino a 4 anos já. Sabem várias línguas e isso ajuda muito na comunicação. Eles nos ajudam a traduzir e “montar” as frases em italiano. Foi ótimo encontra-los logo na chegada, principalmente pq eu estava cheia de malas e precisávamos subir o equivalente a 3 andares de um edifício normal daí.. porém, na rua, com muita neblina e de noite. Aleluia! um deles carregou minhas tralhas até o apto. Seguido encontramos com eles por aqui. Fazer amigos, ou como eles dizem aqui, “cativar pessoas” é muito fácil. Ontem, eu a Marilia e todo o resto do pessoal do nosso curso fomos num PUB com eles. Já estávamos recolhidas, na verdade todas num quarto trovando fiado quando o irmão de uma delas bateu no nosso apartamento convidando pra sair. Pensamos: não tem TV, não tem musica, não tem internet, nem celular (isolamento quase que total) então vamos colocar muitaaa roupa e “simbora” pra rua! Bárbaro!! Que vinho bom. Bebemos e conversamos muito até quase 3h. Gente inteligente com bom papo é o que não falta por aqui. Voltamos pra casa, a pé, dando risada e fazendo guerra de neve... primeira festa aqui pra lá de especial.
Meninas solteiras aí do Brasil: venham para Itália, especialmente Camerino, cidade dos “ragarzzi gentile”. Hehehehehe... gurias isso aqui é o paraíso! Não se vê homens feios, Mamma mia! Ontem no PUB conhecemos uma turminha, olha, benza Deus... olhei, olhei e fiquei pensando: esse é o numero da Deise, esse da Queka, esse da Gabi...rsrsrs! Mas sério! Não é lenda, nem exagero, eles são de fatos muito bonitos e cativantes!Enfim, maiores informações serão passadas posteriormente ;)
Acordar pra ir pra aula hoje foi complicado. Mas simbora tomar um chocolate quente e encarar o frio. Aula longa, puxada. O professor muito divertido e dinâmico. Bastante informação no primeiro dia. O bom é que se aprende muito ouvindo. Eu já consigo conversar normal. Ontem comprei umas botas pra neve e escolhi, comprei na boa falando italiano normal. É automático, de tanto ouvir acabamos gravando e repetindo.
Aqui o comércio fecha ao meio dia e só abre de novo as 16:30 (até trabalhar aqui deve ser bom...rsrsrs). Hoje fomos ao supermercado também. Descemos a colina a pé para pegar o ônibus. O transporte até o mercado custa 1 euro. Se fizer as compras em 1h não precisa pagar a volta, basta apresentar o bilhete da ida. Compramos massas, molho pronto, sopa, frutas, vinho, manteiga, pão, salame, torradinhas, yogurte, queijo, leite, suco, shampoo, papel higiênico, cotonete e gastamos no total 32 euros, eu e a Mari compramos mais umas coisas, (palmilha de lã, creme para o rosto, etc) e gastamos, entrando na divisão do rancho 9 euros MUITO BARATO!
Comprei uma chapinha super mega ultra boa, 4 baterias pra minha maquina, um carregador e um adaptador e não gastei 50 euros. Ontem comprei um tênis (estilo os timberland) para escalada e neve, aí no Brasil deve estar custando uns 200 reais, aqui, paguei 37 euros! :-O
Amanhã começo a academia. Descobrimos uma academia por 25 euros o mês. Horário livre das 8 às 22h. É vamos malhar pq calorias, nossa... nem vou falar o que a gente tem comido por aqui! Né Dona Marilia?? :P
Sinto como se estivesse fixando moradia por aqui. Toda uma rotina já. Roupas nos armários, cozinha, dispensa, aula, academia, amigos, festa... quero ver eu ter vontade de ir embora! To adorando isso tudo aqui.
No final de semana vamos a Firenze (Toscana), San Marino e Urbino.

Mas deixando a Itália de lado, também quero receber notícias né?
A única que me conta as novidades é a Deise :P
Só recebo e-mail dizendo: “como estão as coisas por aí? Saudades! E os italianos como são? Muito frio?”...rsrs! Desculpa se não respondi algum e-mail ainda! A internet aqui é lenta e sempre tem gente querendo usar! Mas continuem escrevendo pq salvo tudo e leio aqui no apto depois (não tem wirless nos edifícios, só na universidade mesmo).
Mandem notícias:
Mãe como estava a praia?
Tati e as novas conquistas como andam os procedimentos?
Queka, muito ansiosa contando os dias?
Déia, Marcio, Gi e Bi, como estão os preparativos pra viagem? Conseguiram comprar os dólares com a kaká?

Alguém sabe como estão minhas filhas?? Elas estão comendo a ração?? Notícias delas, per favore!

Ainda não consigo ligar praí. Parece que sábado vamos conseguir comprar os chips da TIM. Aqui em Camerino não tem. Só consegui ligar a cobrar no dia que cheguei, via Embratel mas mesmo assim telefone da Net e Gvt não completa a ligação.
Nos falamos, bjs para todos!!
OBS: Algumas fotos na postagem anteior. Mais fotos no facebook!